Inauguração da estátua de O´Sensei 2009.

Jornal Aikido Ubuia
Notícias & Variedades

02/02/2011

Volume 1, edição 2ª

Vídeos
Interessantes

             







C
elebração da inauguração da estátua do fundador do Aikido Morihei Ueshiba 08/12/2009, foi realizada no Santuário Aiki Kasama, província de Ibaraki.
Após a inauguração, uma comissão representativa da estátua fundador erguido Isoyama Hiroshi "mais pela cordial cooperação de todos, uma grande estátua foi  concluída neste caminho.

Ibaraki Dojo Aikikai
Ibarakishibudojo@Yahoo.co.jp
Mais Informações...

 

 

              

Doshu Moriteru Ueshiba
demonstrando
Katatetori Shihonage:
Veja aqui

Seminário em San Francisco
EUA

Humor

Que tal rir um pouco...
Veja aqui

Inauguração da estátua de O´Sensei                                  1
Mestre do Kiai Yanagiryuken
                                1
Doshu Moriteru 
Katatetori Shihonage
         1
Professor Jim Carey           1
Vitor Belfort X
Anderson Silva                   1
Neurociência &
Espiritualidade                   1
Verdadeiro significado da faixa-preta.                         1

NESTA EDIÇÃO

 

 

 

Arte Marcial é coisa séria.
Mestre do Kiai Yanagiryuken
L
inks sobre toda história:
1 -
A aula;
2  -
O desafio.
2.1  -
O desafio (outro ângulo)

 

 

 

Instrutor Jim Carey
Link abaixo:
Veja aqui

Verdadeiro significado da faixa-preta.

Por Kensho Furuya
6° Dan Aikikai (In Memorian)

Através da popularidade desta coluna, recebo correspondência vinda de todo o país. E a pergunta mais freqüente é “quanto tempo leva para obter a faixa preta?”. Não sei como se responde a essa questão em outras escolas, mas meus alunos sabem que fazer tal pergunta em meu dojô pode atrasá-los vários anos em seu treinamento. Seria um desastre.

A maioria das pessoas ficaria satisfeita se eu dissesse que leva apenas um par de anos para obter a faixa preta, mas infelizmente não é assim. E embora eu tenha receio de que a maior parte das pessoas não ficaria feliz com a minha resposta, acho que os falsos conceitos em geral sobre “o que é uma faixa preta” devem ser esclarecidos tanto quanto possível. Este não é um assunto muito popular para ser discutido da forma como o farei. Sem dúvida, advirto meus alunos a não fazer essa pergunta em primeiro lugar. A resposta não é aquela que eles querem ouvir.

Como se obtém a faixa preta? Você deve encontrar um professor competente e uma boa escola, começar a treinar e a trabalhar duro. Algum dia, quem sabe quando, ela chegará. Não é fácil, mas vale a pena. Pode levar um ano; pode levar dez anos. Talvez você nunca a consiga. Quando você compreende que a faixa preta não é tão importante quanto à prática em si, provavelmente está se aproximando do nível de faixa preta. Quando você compreende que não importa quanto tempo ou quão duro você treine, há uma vida inteira de estudo e prática à sua frente até a morte, você provavelmente está chegando perto da faixa preta.

Seja qual for o nível que você obtenha, se você achar que “merece” uma faixa preta ou se achar que você agora “é bom o bastante” para ser um faixa preta, você está fora do caminho e, sem dúvida, muito distante alcançá-la. Treine duro, seja humilde, não se exiba diante do seu mestre ou de outros alunos, não reclame de nenhum encargo e dê o seu melhor em tudo em sua vida. Este é o significado de ser uma faixa preta. Ser autoconfiante demais, exibir suas habilidades, ser competitivo, desprezar os outros, demonstrar falta de respeito e escolher aquilo que faz ou não faz (acreditando que alguns trabalhos são indignos de você) caracterizam o aluno que nunca obterá a faixa preta. Aquilo que vestem ao redor da cintura não passa de uma peça de comércio comprada por uns poucos dólares em alguma loja de artigos para artes marciais. A verdadeira faixa preta, usada por um verdadeiro possuidor de uma faixa preta, é a faixa branca do principiante, tingida de preto pela cor do seu sangue e do seu suor.

Padrão de Treinamento

O primeiro nível de faixa preta é chamado em japonês de shodan, palavra que significa literalmente “primeiro nível”. O ideógrafo para Sho (primeiro) é muito interessante. Ele é formado de dois radicais que significam “roupa” e “faca”. Para fazer uma peça de vestuário é preciso primeiro cortar o molde no tecido. O padrão determina o estilo e aparência do produto final. Se o padrão está fora de proporções ou contém erros, as roupas terão má aparência e não vestirão bem. Do mesmo modo, seu treinamento inicial para atingir a faixa preta é muito importante; ele determina como você se desenvolverá como faixa preta.

Em meus muitos anos de ensino, tenho notado que os estudantes que estão unicamente preocupados em obter uma faixa preta se desencorajam facilmente, tão logo eles percebem que é mais difícil obtê-la do que imaginavam. Estudantes que vêm apenas pela prática, sem preocupação com graduações ou promoções, sempre seguem bem. Eles não são abatidos por objetivos irrealistas ou sem profundidade.

Existe uma famosa estória sobre Yagyu Matajuro, que foi um filho da famosa família Yagyu de espadachins do Japão feudal, no século XVII. Ele foi expulso de casa por sua falta de talento e potencial, e tornou-se discípulo do mestre espadachim Tsukahara Bokuden, com a esperança de atingir a maestria na espada e reaver sua posição no clã Yagyu. Em sua entrevista inicial, Matajuro perguntou a Bokuden, “Quanto tempo levará para que eu me torne um mestre na espada?” Bokuden respondeu, “Oh, cerca de cinco anos se você treinar com afinco.” “Se eu treinar duas vezes mais duro, quanto tempo levará?” tornou Matajuro. “Nesse caso, dez anos”, respondeu Bokuden.

Encontrando um Foco

O que você deve focar, se você não está concentrado em obter sua faixa preta? É mais fácil dizer que fazer, mas você deve focar sua energia na prática. Porém, pensar, “Eu vou me concentrar em meu treinamento para obter uma faixa preta”, é simplesmente brincar com jogos mentais que ao final conduzirão você ao desapontamento.

Você pode pensar simplesmente “Vou esquecer as graduações completamente”? Você pode dizer simplesmente a si mesmo que nunca irá atingi-las? Você sempre estará ligado à sua faixa preta, permitindo a essa idéia persistir em sua mente? Em outras palavras, você pode simplesmente concentrar-se em seu treinamento sem se preocupar com nada mais? Pode você finalmente perceber que uma faixa preta é nada mais que “algo para segurar suas calças”?

Você deve perceber também que embora você domine todos os pré-requisitos, o número correto de técnicas, todas as formas requeridas, e tenha o número apropriado de horas de treinamento, você pode não se qualificar para a faixa preta. Alcançar faixa preta não é uma questão quantitativa que pode ser medida ou pesada. Sua faixa preta tem a ver com você como pessoa. Como você se conduz dentro e fora do dojô, sua atitude com seu professor e seus colegas estudantes, seus objetivos na vida, como você enfrenta os obstáculos que lhe aparecem, e como você persevera em seu treinamento, são todas importantes condições para a faixa preta. Ao mesmo tempo, você se torna um modelo para outros estudantes e eventualmente atinge o status de professor ou instrutor assistente.

Alcançando o Foco no Treinamento

Como nos mantermos focados em nosso treinamento? Treinar com êxito significa, em grande medida, que nós observamos nossos atos de um modo racional e realista. Freqüentemente não estamos contemplando objetivos realistas, mas sonhos e ilusões. Você que praticar artes marciais como um caminho para melhorar a si próprio e a sua vida, ou você está motivado pelo último filme de ação? Sua prática é motivada pelo desejo de iluminar-se, ou para imitar os atores de filmes marciais? … Essas pessoas são quem são por seus próprios esforços. Você é você mesmo. Todos nós temos nossos heróis, nossos modelos e sonhos, mas temos de separar fantasia de realidade se nosso treinamento deve ser significativo e bem-sucedido.

Atingindo a Faixa Preta

Pense sobre perder a faixa preta, e não em ganhá-la. Sawaki Kodo, um mestre Zen, freqüentemente dizia: “Ganhar é sofrimento; perder é iluminação.” Se alguém perguntar a diferença entre praticantes de hoje e do passado, eu responderia que os praticantes do passado viam o treinamento como “perda”. Eles abandonavam tudo por sua arte e sua prática. Famílias, trabalho, segurança, fama, dinheiro, para desenvolverem-se a si próprios. Hoje, eles apenas pensam em ganhar. “Eu quero isto, eu quero aquilo.” Nós queremos praticar artes marciais, mas também queremos dinheiro, fama, telefones celulares e tudo que qualquer um possa ter.

Quando o estudante olha seu treinamento do ponto de vista da perda em vez do ganho, ele se aproxima do espírito da maestria, e verdadeiramente torna-se valoroso como faixa preta. Só quando você finalmente desiste de seus pensamentos sobre exames e faixas, troféus, fama, dinheiro e a própria maestria na arte, você alcança que o mais importante é sua prática. Seja humilde, seja gentil, cuide dos outros e ponha a todos adiante de você. Estudar arte marcial é estudar você mesmo - seu verdadeiro Eu. Isto nada tem a ver com graduações. Um grande mestre Zen disse uma vez: “Estudar o Eu é esquecer o Eu. Esquecer o Eu é compreender todas as coisas”.

 

Na madrugada do dia 6, dois brasileiros sobem no octógono no UFC 126: o campeão dos médios Anderson Silva terá pela frente o desafiante Vítor Belfort. Será uma batalha de estilos, de golpes, de tática entre dois dos melhores atletas que já disputaram lutas de Artes Marciais Mistas (MMA). O carioca Vítor Belfort ganhou o apelido de Fenômeno por aplicar nocautes avassaladores antes de completar 20 anos. E Anderson é considerado pelo presidente do UFC, Dana White, o melhor lutador de todos os tempos.
A seguir, o que é proibido nas lutas:

1. Cabeçada
2. Dedo no olho
3. Mordida
4. Puxar cabelo
5. Ataque à boca do adversário com a mão
6. Ataques à virilha
7. Enfiar o dedo em qualquer orifício (corte ou laceração) do adversário
8. Manipular as articulações do adversário
9. Ataques à coluna ou parte atrás da cabeça
10. Golpear usando a ponta do cotovelo
11. Qualquer tipo de ataque à garganta
12. Beliscar e arranhar
13. Agarrar a clavícula
14. Chutar a cabeça do adversário que está no chão
15. Atingir com o joelho a cabeça do adversário quando ele estiver no chão
16. Atacar o adversário quando ele estiver no chão
17. Atacar o rim do adversário com o calcanhar
18. Arremessar o oponente de cabeça no chão
19. Atirar um adversário para fora do ringue ou área restrita
20. Segurar o calção ou luvas do adversário
21. Cuspir no adversário
22. Ter uma conduta antiesportiva que cause algum dano ao adversário
23. Segurar nas cordas do ringue
24. Utilizar linguagem imprópria ou abusiva no ringue ou área restrita
25. Atacar o adversário durante os intervalos
26. Atacar o adversário que está sob os cuidados do juiz
27. Atacar o adversário após a campainha ter anunciado o final do round
28. Desrespeitar as instruções do árbitro
29. Evitar contato com o adversário, deixar cair intencional ou insistentemente o protetor bucal ou fingir uma lesão
30. Interferência da equipe do lutador dentro do ringue 
31. Jogar a toalha durante a competição

Anderson Silva
Altura: 1,87 m
Peso: 100 kg (antes da luta)
Data de nascimento: 14/04/1975
Local: São Paulo
Faixa preta: Taekwondo, jiu-jitsu, e graduado em boxe tailandês e capoeira
Cartel: 27 vitórias e 4 derrotas
Informações Anderson Silva
Sobre o lutador:
Alto, com grande envergadura, não precisa chegar muito perto do adversário. Trabalha bem a combinação entre braço, perna e joelho: após acertar um soco, corre para encaixar uma joelhada. Mistura técnicas de taekwondo, capoeira e boxe tailandês em um único golpe. Com seu peso antes das lutas, poderia disputar até duas a categorias peso-pesado, entre 93 e 120 kg.
Luta 1             Luta2

Vitor Belfort vs Anderson Silva

Neurociência e
a Espiritualidade.

Vitor Belfort
Altura: 1, 83 m
Peso: 84 kg
Data de nascimento: 01/04/1977
Local: Rio de Janeiro
Faixa preta: Jiu-jitsu
Cartel: 19 vitórias e 8 derrotas
Clique Aqui:
Informações Vitor Belfort 
Sobre o lutador:
Ótimo boxeador, canhoto, tem mãos rápidas e a troca de golpes é uma das suas principais armas. Alinha explosão e velocidade na precisão dos golpes. Sua tática é esperar o oponente atacar, para usar o contragolpe. Quando o adversário está no chão, procura usar técnicas de jiu-jitsu.
Luta 1

Luta 2

 

Como o cérebro humano funciona no momento em que as pessoas vivenciam uma experiência de quase morteAnderosn Silva x Vitor Belfort

No filme Além da Vida, dirigido por Clint Eastwood, a jornalista vivida por Cécile de France é tragada por um tsunami na Ásia e quase morre afogada. Na iminência da morte, a personagem enxerga vultos de pessoas vagamente familiares sob uma luz difusa. Ao 'voltar à vida', tem a impressão de que acaba de passar por uma experiência espiritual e conclui ter antevisto o 'outro lado'. Todo ano acontecem incontáveis casos assim: pessoas em risco de vida enxergam parentes e amigos envoltos em luzes ou têm a sensação de sair do próprio corpo.

A ciência define estas experiências de quase morte como resultado da diminuição do fluxo sanguíneo no cérebro, o que provoca alterações momentâneas na mente. “Em casos de quase morte, os estados de consciência podem se misturar, provocando reações como paralisia e alucinações”, explica o neurocientista americano Kevin Nelson, autor do livro The Spiritual Doorway in the Brain – a Neurologist’s Search for the God Experience (O Portal Espiritual no Cérebro – a Busca de um Neurologista pela Experiência Divina, sem previsão de lançamento no Brasil).

Na obra, Nelson explica a ciência por trás das experiências de quase morte, mas não descarta o papel da fé e da espiritualidade. "Mesmo se nós soubéssemos o que faz cada molécula cerebral durante uma experiência de quase morte, ou qualquer outra experiência, o mistério da espiritualidade continuaria." Em entrevista ao site de VEJA, Nelson revela como nosso cérebro cria essas visões e diz que, apesar de tudo, ainda espera que exista vida após a morte.
Continuação...

02/02/2011

Volume 1, edição 2ª

Charges Steven Seagal
Link abaixo:
Charge 1
Charge 2
Charge 3

Aikido para crianças.
Li
nk abaixo:
Veja

Anderson Silva detona Vitor Belfort
com três golpes no UFC 126
.

           Impressionante! Anderson Silva precisou de apenas 3min25s, dois socos e um chute frontal na mandíbula para nocautear Vitor Belfort na chamada ‘Luta do Século’. O combate aconteceu na noite deste sábado (5) em Las Vegas, nos Estados Unidos, e teve repercussão mundial.  Em Manaus, vários bares chegaram a montar telões para acompanhar o  Ultimate Fighting Championship 126 (UFC).

A luta começou nervosa. Vitor Belfort, conhecido por ser explosivo, não usou a estratégia que o consagrou e preferiu esperar o Spider. Os dois ficaram se estudando por mais de dois minutos e chegaram a ser vaiados pelo público, que queria ver trocação desde o início. De qualquer forma, Belfort deu o primeiro golpe: um chute na perna de Anderson que fez pouco efeito.

Logo em seguida foi pra cima e chegou a derrubar o campeão. Spider ficou de pé novamente e quando Belfort menos esperava, acertou um chute de Muay thai no queixo do rival, que desabou de imediato. Anderson ainda deu mais dois socos antes do juiz brasileiro Mario Yamasaki  interromper o combate e dar a vitoria para o atual campeão.

“Foi um chute que treinamos bastante. Gostaria de agradecer ao Steven Seagal (ator americano), que me ensinou vários golpes. Queria deixar bem claro que o Vitor Belfort merece todo o nosso respeito. Antes de eu pensar em lutar ele já era campeão desse evento”, afirmou Anderson Silva ao final da luta, ainda no octógono.

Depois da luta, o presidente do UFC, Dana White, disse, em entrevista coletiva, que vai tentar casar uma luta entre Anderson Silva e Georges St. Pierre, campeão da categoria dos meio-médios. "Se acontecer, gostaria de lutar com o GSP no Brasil. Se não poderia ser em Las Vegas, que é a minha segunda casa. Vai ser engraçado. Soco pra lá, soco pra cá", disse Anderson.Seja quem for o adversário, Spider não tem mais nada pra provar a ninguém.    
             
Veja a luta aqui...

Algumas fotos do nocaute.